sábado, 23 de junho de 2012

Vaca Atolada


A Vaca Atolada é um prato muito gostoso, principalmente nesse friozinho do inverno agora, pois você pode fazer ele com mais caldo, degustá-lo bem quente! O certo desse prato é fazê-lo com a costela bovina. No caso dessa experiência que fiz, utilizei outra carne, de 2ª, que foi o Coxão Duro, mas você pode utilizar Acém, Paleta, Peito, Músculo, enfim, qualquer carne do seu gosto. Com a costela realmente fica muuito bom, porém não é toda hora que você encontra uma que esteja "no jeito". Eu sempre compro em um açougue de minha confiança, e quando quero, peço para o açougueiro, que já virou meu amigo, para separar uns 2 kg assim que chegar do matadouro. Onde compro a carne chega fresquinha, sem estar congelada, e por isso, o gosto é sempre bom. No caso da costela, sempre pego as partes bem carnudas, sem tanta gordura. Logo logo vou postar uma receita de costela que é feita sem água. Fica boa demais! Bom, vejamos abaixo a Vaca Atolada.

Ingredientes utilizados (ver referências na imagem abaixo)

  1. Tomate em rodelas (1 para cada 500g de carne + ou -)
  2. Cebola em rodelas
  3. Carne Bovina de 2ª (Se não tiver Costela pode ser qualquer carne de segunda cortada em Cubos médios)
  4. Alho triturado
  5. Sal

Modo de Fazer (ver passo-a-passo na imagem abaixo)

Obs.: Se for cozinhar a carne sem água, como eu fiz, siga os passos desde o início, senão pule para o passo nº 7. 
  1. Coloque um pouco de óleo na panela de pressão e espalhe algumas rodelas de cebola no fundo
  2. Coloque uma camada de carne (já temperada com alho e sal)
  3. Coloque uma camada de tomate
  4. Coloque outra camada de carne
  5. Coloque outra camada de tomate (e assim por diante até acabar)
  6. Cozinhe a carne (Se cozinhar desse modo sem água, olhe a carne com uns 25 minutos, e se estiver secando, coloque um meio copo de água e deixe por mais 20 minutos e abra novamente. Fique de olho, se sentir cheiro de queimado, desligue o fogo imediatamente. É porque na verdade, essa receita de cozinhar a carne sem água é para a Costela bovina, que solta bastante gordura e não deixa queimar, mas eu adaptei para a carne de 2ª normal, porém tem que ficar de olho pra não queimar). Após cozinhar a carne, desligue o fogo e reserve.
  7. Cozinhe a Mandioca e reserve a água dela (para ficar ficar com um caldo mais grosso).
  8. Misture a carne cozida com a mandioca cozida, misture e deixe cozinhar por alguns minutos (e nessa hora você deve ir colocando a água que utilizou para cozinhar a mandioca e mexendo, até ficar com o tanto de caldo que você deseja - se faltar água da mandioca você completa com água filtrada.
  9. Depois que o caldo ficar com a consistência que você deseja, desligue o fogo e está pronto. Aí é só deliciar-se!


Gostou? Ficou com vontade de comer? Tente, invente, faça diferente.. e mande a foto pra gente! rsrs


Nenhum comentário:

Postar um comentário